Projeto de Educaçao para a Saúde

 

 

O PES (Projeto de Educação para a Saúde) é um projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Caneças que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros. O PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas. Complementarmente, o PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou uma distinção – Selo Escola Saudável – a conceder às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.

Pretende-se, com a atribuição deste Selo, continuar a reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas, que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

No ano letivo anterior o Agrupamento foi galardoado com o prémio máximo do Selo Saudável.

selo escola saudavel 2019 2021

 

No âmbito do PES existe uma equipa multidisciplinar constituída por: enfermeira da UCC (enf. Alexandra Sousa), coordenadoras de Estabelecimento JI/1ºciclo, docente de Educação Física, coordenadora da Educação Especial, Psicóloga, elemento da direção (prof. Carlos Rolo) e um agente da PSP Escola Segura. A equipa é coordenada pela prof. Beatriz Taborda.

Esta equipa propõe e dinamiza atividades para os diferentes níveis de ensino, tendo como parceiros: PSP Escola Segura, Câmara Municipal de Odivelas (Gabinete de Saúde), Projeto SEI, Projeto Eco Escolas, Junta de Freguesia de Caneças, Bombeiros e Farmácias locais, entre outros.

As atividades a desenvolver enquadram-se nas áreas temáticas definidas pela DGS:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e educação para a Sexualidade

A Escola Secundária de Caneças dispõe de um Gabinete de Atendimento ao Aluno, que irá funcionar às 3ª feiras no horário compreendido entre as 10h e as 12h.

 

 

 

AGESC2 WHITE medium

AGESC2 WHITE medium