AGESC2 WHITE medium

 

 Atualização: Calendarização das atividades de início do ano letivo 2023/2024

 

No documento publicado anteriormente, relativo à calendarização das atividades de inicio do ano letivo 2023/2024, foram detectadas incorreções em algumas das datas.

Assim, publicamos o documento com as datas corrigidas, para que toda a comunidade educativa fique com o documento com as datas corretas e para que todos se possam organizar devidamente para este início do ano letivo.

No dia 11 de setembro, quando está prevista a afixação dos horários das turmas, serão também divulgadas as calendarizações pormenorizadas dos horários das atividades para os dias 14 e 15 de setembro em cada escola.

Gratos pela vossa compreensão.

inicio ano letivo 23 24 pag 1 a

inicio ano letivo 23 24 pag 2 a

 

entrega manuais

 

calendarizacao castanheiros

 

calendarizacao 8 anos

calendarizacao 9 anos

calendarizacao 14 set cchatividades inicio ano letivo pag 2 a

calendarizacao cursos profissionais

calendarizacao eb aac

calendarizacao eb cv

calendarizacao eb fontes canecas

calendarizacao eb fvc

calendarizacao eb maria costa

 

 Informação à comunidade escolar: Cartões dos alunos - Plataforma SIGA

Atendendo a que os alunos, professores e funcionários que estão pela primeira vez no Agrupamento ainda não dispõem das credenciais necessárias à utilização da plataforma SIGA, gerida pela Câmara Municipal de Odivelas, a direção do Agrupamento de Escolas de Caneças decidiu, na EB dos Castanheiros e na Escola Secundária, aceitar dinheiro para o carregamento dos cartões até ao dia 29 de setembro. A partir desta data, os carregamentos dos cartões só poderão ser realizados por via eletrónica através da plataforma SIGA, deixando de estar disponível o carregamento em dinheiro.

Durante o período em que os carregamentos sejam efetuados nas escolas e uma vez que no banco existem constrangimentos no depósito de moedas, a direção agradece a colaboração de todos, no sentido de não efetuarem carregamentos com moedas de valor inferior a 0,50 cêntimos.

Recordamos que os cartões utilizados no ano passado se mantêm válidos no presente ano letivo. Os alunos que não frequentaram o agrupamento o ano passado receberão os respetivos cartões durante a próxima semana.

Candidatura aos Auxílios Económicos (ASE) 2023/2024

 

 

Informação

1º Ciclo do Ensino Básico

 

   

 

Informação

2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário

 

circ 07 2022 ase 22 23 1   circ 07 2022 ase 22 23 1

 

 

 

 

 

Atribuição de Kits Escolares (Pré-Escolar e 1.º Ciclo)

 

Publica-se a informação rececionada em 23/08/2023 da Câmara Municipal de Odivelas referente à atribuição de Kits Escolares para o ano letivo de 2023/2024.
Informa-se que a distribuição dos Kits ocorrerá em momento oportuno antecipadamente comunicado às famílias pelo Agrupamento.

 

kits escolares 1 ciclo

Orçamento Participativo das Escolas - OPE-Inclui (2022/2023)

 

OPEscolas2023 Cartaz

 

1. Orçamento Participativo das Escolas

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

O OPE será tematicamente direcionado para a inclusão, OPE-Inclui, e configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação.

 

2. Orçamento Participativo das Escolas – Inclui

No contexto do OPE- Inclui, deverão os alunos apresentar propostas com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Para mais informações, aceda a: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/1311-ope-inclui

Sobre o domínio da inclusão consulte também: https://escolamais.dge.mec.pt

 

3. Público-Alvo e Apresentação de Propostas

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.

As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, mostrando a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.

Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, indicando o nome, número de estudante e assinatura.

É possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE no separador “Inscrição”, mas também é possível a entrega da candidatura em papel na secretaria.

Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares.

 

4. Calendarização

O OPE-Inclui tem as seguintes etapas:

1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 15 de março;

2. Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;

3. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;

4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;

5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;

6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.

 

Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/  

O Coordenador do OPE