AGESC2 WHITE medium

Projeto de Educação para a Saúde

 

 O PES (Projeto de Educação para a Saúde) é um projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Caneças que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros. O PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas. Complementarmente, o PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou uma distinção – Selo Escola Saudável – a conceder às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.

Pretende-se, com a atribuição deste Selo, continuar a reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas, que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

 


  

Formação Epis "One Health Lessons

 

No âmbito das atividades do PES divulga-se a seguinte atividade:

 

Formação Epis "One Health Lessons", a realizar nos dias 11 de Maio (para Professores do 1º e 2º Ciclo) e 13 de Maio de 2021 (para Professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário).

O termo “One Health” remete à interdependência entre a saúde humana, dos animais e do ambiente. Atualmente este conceito alcançou elevada importância, onde se estima que a cada ano, cerca de cinco novas doenças infeciosas são identificadas nos humanos, e 70% destas doenças emergentes são de origem animal: as chamadas “zoonoses”.

O objetivo principal da One Health Lessons, um projeto da World Wide Fund For Nature,  é construir e apoiar a capacidade global para o entendimento dos conceitos de “OneHealth/Uma Só Saúde” e bem-estar como um pilar de estrutura no alcançar dos objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Inscrição em: https://forms.gle/V5JX4QUBCmNw52gF8

 


 

Webinar sobre Exposição Solar


A exposição solar é responsável por vários efeitos nefastos, desde erupções, envelhecimento cutâneo, até ao cancro da pele. Todos os anos são diagnosticados cerca de 12000 novos casos de cancro da pele. Em 2019, estima-se que morreram aproximadamente 260 pessoas, em Portugal, de cancro da pele.

Com a chegada do verão as questões sobre o sol tornam-se ainda mais pertinentes, sendo importante que os professores e educadores sejam capazes de sensibilizar os alunos, colegas e familiares para uma exposição solar consciente e controlada, para a importância de uma correta proteção solar, bem como para a identificação de sinais de alerta.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), organiza um evento online, que visa auxiliar os professores e educadores a atualizarem os seus conhecimentos em proteção solar.

Este evento online terá lugar no dia 26 de Maio, pelas 21h00, tendo como palestrante o Professor João Nuno Maia e Silva, Dermatologista e Presidente da APCC.

A inscrição é feita diretamente para este e-mail indicando nome, escola e e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


As credenciais de acesso ao Webinar serão enviadas, via e-mail, até 2 horas antes do evento. Os participantes terão certificado de presença.

 


 

Webinar sobre Tabagismo

 

No âmbito das atividades do PES, divulga-se o seguinte webinar a realizar no dia 27 de maio, das 18:30 às 19:30.

Este webinar, o 5.º da série no âmbito da Saúde organizado pela DGE, será dedicado à temática do tabagismo e tem como objetivos alertar para os malefícios do consumo tabágico e os riscos das novas formas de uso tabágico.

Inscrição no zoom, através do link 

https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_LjnrPBZQQW-jwmc7o_kZXg

 


 

Formação In.Fértil@Conhecer_o_meu:corpo.com

 

Inscrição AQUI:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEan7bqn1fWRv29utQ3UXLjbdPU2Ua2_vI3Enr5ruLHO25GA/viewform

 

fertilidade infertilidade

 


 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2021- CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS JUSTO E SAUDÁVEL

 

dia mundial saude

 

O Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de abril.

O objetivo deste dia é sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e de estilos de vida saudáveis.

 A cada ano a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS.

Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada desde 1950.

O tema deste ano é "Construir um mundo mais justo e saudável". Assim, pretende-se alertar para as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a resolução deste problema.

Para informações mais detalhadas consultar o site:

https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021

 

O Webinar referente ao tema representativo da comemoração deste ano acontece a 7 de abril de 2021, 14:00 - 15:30 CET:

Webinar - Um apelo urgente para trabalharmos juntos para enfrentar as iniquidades na saúde

Zoom webinar:

https://who-e.zoom.us/j/93936902104

Senha: WHD070421

 


 

WEBINAR: Mente Ativa, Corpo Feliz

 

webinar Pandemia Ajudar crianca gerir suas emoções

 

Para fazer a inscrição clique aqui

 


 

WEBINAR: Como ajudar a criança a gerir as suas emoções

 

webinar Pandemia Ajudar crianca gerir suas emoções

 

Para fazer a inscrição clique aqui

 


 

RAP Postura Corporal

 

No âmbito do PES, o RAP da Postura Corporal, da autoria de 3 alunos do 10.º ano / Turma de Saúde da Escola Secundária de Caneças, em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Odivelas – “Saúde a seu Lado”, e ao qual se pode aceder/ouvir clicando no ficheiro MP3, sensibiliza crianças e adultos para os cuidados a ter com as posturas do corpo, de forma a melhorar a qualidade de vida, e fica sem dúvida no ouvido de miúdos e graúdos.

 

 

Flyer Dicas Postura Corporal

 


  

WEBINAR: Falar aos filhos/alunos de sexualidade como projeto de vida
 
 
Divulga-se a seguinte iniciativa:
 
educacao sexualidade parte1educacao sexualidade parte2
Fazer inscrição AQUI.
(Clicar para aceder ao questionário de inscrição.)

 


 

Webinar intitulado COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável

 

webinar alimentacao sudavel

 

No âmbito do plano de ação do domínio da Saúde, a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), vai realizar o Webinar intitulado COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável na modalidade remota, no dia 2 de março, entre as 18:30h e as 19:30h

A temática centra-se na sensibilização para a importância da alimentação, de toda a população, mas sobretudo das crianças e jovens, no desenvolvimento do sistema imunitário e na compreensão das relações da alimentação com a COVID-19. Para tal, contamos com a colaboração de: Pedro Graça, Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

A sessão é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória e as inscrições são limitadas ao número de lugares, sendo seleção feita por ordem de inscrição. A inscrição pode ser feita aqui:

https://area.dge.mec.pt/weducacaosaude

 


 

 webinars prevencao dobrar

 

Todos os meses no dia 10, de outubro 2020 até maio 2021, o departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai organizar os Webinars "Prevenção a Dobrar", para reunir especialistas e discutir diferentes temáticas relacionando o cancro e covid-19.
Qualquer pessoa poderá assistir gratuitamente ao webinar através da:

PlataformaZOOM: https://zoom.us/j/93943882096?pwd=aFgrQ291WWFQMUJhTXlQSk93RVNrdz09

Página de Facebook do NRN: https://www.facebook.com/LPCCNorte/live_videos/

Agenda

  • Literacia em Saúde: Cancro & COVID | 10 FEV 2021
  • Alimentação e peso saudável em tempos de COVID | 10 MAR 2021
  • Comunicação em saúde: partilha de boas práticas | 10 ABR 2021
  • Novos hábitos de exposição solar com a COVID-19 | 10 MAI 2021

 


 

 DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

O Dia Internacional da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro para assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Internacional da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

AF RP DIEVCM Post 1080x1080 PT 2

 

 

O PES assinala este dia com a apresentação de flyers sobre a Violência Doméstica e um vídeo de alerta, do Programa de Intervenção Prevint, o Violentómetro.

 

guia violencia domestica

 

Conselhos PT imagem

 

 

 

No ano letivo anterior o Agrupamento foi galardoado com o prémio máximo do Selo Saudável.

selo escola saudavel 2019 2021

 

No âmbito do PES existe uma equipa multidisciplinar constituída por: enfermeira da UCC (enf. Alexandra Sousa), coordenadoras de Estabelecimento JI/1ºciclo, docente de Educação Física, coordenadora da Educação Especial, Psicóloga, elemento da direção (prof. Carlos Rolo) e um agente da PSP Escola Segura. A equipa é coordenada pela prof. Beatriz Taborda.

Esta equipa propõe e dinamiza atividades para os diferentes níveis de ensino, tendo como parceiros: PSP Escola Segura, Câmara Municipal de Odivelas (Gabinete de Saúde), Projeto SEI, Projeto Eco Escolas, Junta de Freguesia de Caneças, Bombeiros e Farmácias locais, entre outros.

As atividades a desenvolver enquadram-se nas áreas temáticas definidas pela DGS:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e educação para a Sexualidade

A Escola Secundária de Caneças dispõe de um Gabinete de Atendimento ao Aluno, que irá funcionar às 3ª feiras no horário compreendido entre as 10h e as 12h.