O PES (Projeto de Educação para a Saúde) é um projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Caneças que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.
Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros. O PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas. Complementarmente, o PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou uma distinção – Selo Escola Saudável – a conceder às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.
Pretende-se, com a atribuição deste Selo, continuar a reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas, que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.
Dia da Consciencialização da Doença Celíaca
Eventos TrofaSaúde
Semana da Saúde
No âmbito do PES e do Projeto Eco Escolas, tendo como parceiros o Gabinete de Saúde da CMO, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a PSP Escola Segura e a Saúde Escolar, vai realizar-se a Semana da Saúde entre os dias 13 e 17 de março. As atividades contempladas nesta semana são:
- Exposição sobre Dieta Mediterrânica, na biblioteca da Escola Secundária;
- Ações organizadas para turmas específicas:
-
- Ações de sensibilização sobre alimentação saudável, utilizando a roda dos alimentos interativa, dinamizada pelas coordenadoras dos projetos PES e Eco Escolas, com a colaboração de 4 alunas das turmas 11LH1 e 11SE1;
-
- Ação de formação sobre Cancro do Colo do Útero, dinamizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro;
-
- Ação de Formação preventiva de comportamentos de risco “Eu e a noite”, dinamizada pela PSP Escola Segura e enfermeira Alexandra
Webinar dedicado à divulgação do programa eBug
Atividade: "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"
Atividades anteriores:
- Dia Mundial sem Tabaco
- WEBINAR: Mente Ativa, Corpo Feliz
- WEBINAR: Como ajudar a criança a gerir as suas emoções
- RAP Postura Corporal
- WEBINAR: Falar aos filhos/alunos de sexualidade como projeto de vida
-
Webinar intitulado COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável
- DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ