AGESC2 WHITE medium

logo PES

 

O PES (Projeto de Educação para a Saúde) é um projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Caneças que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros. O PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas. Complementarmente, o PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou uma distinção – Selo Escola Saudável – a conceder às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.

Pretende-se, com a atribuição deste Selo, continuar a reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas, que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

 


 

Atividade: "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"  

 

No âmbito do PES, é proposta a seguinte atividade, promovida pela DGE:
"Os provérbios, frases sábias criadas pelo povo, vão passando de geração em geração fazendo parte da nossa cultura e frequentemente usados enquanto justificação/aceitação para certos atos e comportamentos.
Importa agora, olhar para eles, e perceber se, no contexto da sociedade atual, que se quer inclusiva, livre de estereótipos e promotora da igualdade de direitos e oportunidades entre raparigas e rapazes, mulheres e homens, se os mesmos devem ser levados à letra, ou necessitam de uma outra leitura.
Importa reescrever os provérbios e dar-lhes um cariz atual e sábio, que seja promotor de uma sociedade mais justa e igualitária, tal como preconiza o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), apontando para uma educação em que alunos e alunas desta geração global constroem e mobilizam valores e competências para intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades. Nessa base, desafiamos os jovens a revisitar provérbios e a reescrevê-los à luz dos princípios e valores consagrados no PA."
Tivemos já 2 provérbios vencedores relativos aos meses de novembro e dezembro, que podem consultar em https://view.genial.ly/633c4850c200cd001932ba4c/personal-branding-proverbios-vamos-dar-a-volta-ao-texto
 
Os trabalhos, para eleição do provérbio do mês, devem ser enviados mensalmente até ao dia 25!
Contamos convosco!
 

 

 


  

17 de novembro: Dia do Não Fumador

 

No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia do Não Fumador. Assim o PES em parceria com a Saúde Escolar assinala este dia com os seguintes recursos: 

 

 

impacto prejudicial da indústria do tabaco sobre o meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos recursos já escassos e frágeis ecossistemas do nosso planeta.

https://www.paho.org/pt/campaigns/world-no-tobacco-day-2022

 


  

Atividades anteriores:

  • Dia Mundial sem Tabaco
  • WEBINAR: Mente Ativa, Corpo Feliz
  • WEBINAR: Como ajudar a criança a gerir as suas emoções 
  • RAP Postura Corporal
  • WEBINAR: Falar aos filhos/alunos de sexualidade como projeto de vida
  • Webinar intitulado COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável 
  • DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ